Home  / Produtos  / Wodyetia bifurcata « Voltar

Wodyetia bifurcata

Extraordinária palmeira Australiana recentemente descoberta e descrita em 1983, a Rabo-de-raposa  vem ganhando extrema popularidade em todo o mundo, por sua alta adaptabilidade a diferentes climas e solos e pela característica de ser uma das mais, senão a mais, plumosa copa de todas as espécies da família das Palmáceas. Pode ser empregada no paisagismo como espécime isolado, em grupos ou em fileiras formando muito bem o efeito “Palmeira-Imperial” ao longo de caminhos ou avenidas, porém numa menor escala de porte.

UM POUCO DA HISTÓRIA

Nomeada em homenagem a Wodyeti, um dos últimos aborígines e profundo conhecedor da flora e fauna da região da Baía de Bathurst em Melville Range, extremo nordeste de Queensland, Austrália. Por ser endêmica desta remota região, a palmeira só foi descrita em 1983, fator raro, levando em conta que a maioria das palmeiras foram descritas nos séculos 18, 19 e primeira metade do 20. Somente a partir de 1995 a espécie foi introduzida legalmente no mercado de plantas ornamentais Australiano e desde então vem progressivamente adquirindo popularidade pelo mundo. No Brasil está deixando de ser uma espécie rara sendo que a oferta de mudas e plantas vem aumentado e os paisagistas e entusiastas vem tomando conhecimento da disponibilidade dessa incrível palmeira.

ALGUNS FATORES

Além de ser uma palmeira muito atraente, a Rabo-de-raposa é de fácil cultivo, com suas folhas se desprendendo da copa quando secas sem a necessidade de poda, é também pouco atacada por pragas e doenças. Pode ser usada em jardins, parques ou calçadas a pleno sol ou meia sombra necessitando regulares regas no período de seca e uma boa quantidade de fertilizante químico ou orgânico na primavera e verão para se obter uma planta bem viçosa e exuberante.
A palmeira Rabo-de-raposa pode também ser cultivada em ambientes internos, desde que haja boa luminosidade e espaço.

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS

Caule colunar, levemente cinza com proeminentes anéis escuros e ligeiramente dilatado no meio formando uma aparência de garrafa. 
Suas folhas, com folíolos extremamente estreitos, são dispostas como uma pluma circular dando singular aparência.
Seu enorme cacho de frutos ovais com o tamanho de um ovo de galinha ficam avermelhados quando maduros proporcionado mais um atrativo a essa graciosa palmeira.





Nome Científico:
Wodyetia bifurcata
Exigências climáticas:
Tropical ao Subtropical ameno
Porte:
altura – 8– 12 metros copa – 3 - 4 metros
Nome popular:
Rabo-de-raposa
Exigências de luz:
Moderada, Alta
Crescimento:
Moderado, Rápido
Origem:
Nordeste da Australia
Exigências nutricionais:
Moderada, Alta
Tolerância à seca:
Moderada
Usos:
Ambiente interno bem iluminado e no paisagismo isolada, em grupos ou fileiras
Exigências quanto ao solo:
Adaptável
Tolerância ao sal:
Baixa, moderada

Galeria de Fotos

Espécie no Viveiro
Espécie no Paisagismo